2 de julho de 2010

That's all, Folks. So long, and thanks for all the fish.

Cara, é o seguinte. Devido à nossa situação atual, eu e o Chaos decidimos sair da Tsuzune. Os dois principais motivos são falta de tempo e de vontade, como tá explicado melhor no texto lá em baixo. 

É meio chato pra você, já que você ficou pouco tempo e não deu pra fazer quase nada. 

Se você quiser continuar, a gente dá toda permissão, mas a equipe vai ficar mais reduzida do que já tá, é praticamente só você, já que o kite e o azrael não aparecem faz alguns meses, e o darkstalker não é um membro oficial, ele só ajuda a gente um pouco quando dá. 

A gente decidiu isso ontem, mas como eu sou um cagão, só consegui falar isso hoje... isso é o que a gente pretende postar:
Eu e o Chaos estamos saindo. Melhor ir logo direto ao ponto, não é mesmo?

Eu sei, eu sei que é repentino, logo depois de dizermos que tínhamos planos pra dominar o mundo. É bem a nossa cara. Mas dessa vez, é a verdade. Não vou ficar pedindo desculpas. Se existe uma pessoa para quem eu devo pedir desculpas pelo inconveniente, esta pessoa é o Edthere, que parecia todo empolgado quando entrou aqui, há pouco menos de um mês.

Precisamente, foram dois motivos principais que nos (eu e o Chaos) levaram a isso. O primeiro é um pouco mais tradicional, os estudos. 

“Mas não faltam scanlators com gente que estuda, trabalha e ainda assim traz o capítulo toda semana.”

Realmente, é frequente. Porém, quando se estuda em tempo integral numa escola técnica, não nos sobra muito tempo sequer pra estudo, quanto mais pras outras coisas. Era tão fácil no começo do ano, não havia provas, assuntos, exercícios ou qualquer coisa que vá consumir muito tempo em casa. Agora é diferente. Tenho dezenas de coisas pra estudar, livros pra folhear ler, além de algumas pesquisas que eu faço por de forma independente em Matemática e Computação. O Chaos também certamente tem muita coisa de Análise e Desenvolvimento de Jogos pra estudar.

“Mas é só ficar de férias um tempinho.”

Não. A tendência é sempre de aumento. Já não basta esses períodos que ficamos três semanas sem quase nada? Cansei de ficar prometendo mais. Cansei de enganar vocês. 

É fácil conciliar trabalho/estudo e scanlator quando se tem uma equipe razoável, é só passar seus deveres pra outro por algum tempo. Mas a situação muda quando a equipe só possui três pessoas, especialmente quando duas delas estudam no mesmo lugar. Não digo que a culpa de tudo é a falta de membros na equipe. Desde o ínicio, isso aqui já foi feito pra ser algo pequeno, underground, e durou um pouco ainda assim. Minha intenção nunca foi ter o maior scanlator do Brasil. Minha intenção era me divertir fazendo scanlations decentes dos mangás que eu gosto. 

O que nos leva ao segundo motivo.

O segundo motivo é mais pessoal: A falta de prazer em fazer parte de um scanlator. Quando eu e o Chaos fundamos isso aqui, não tínhamos objetivos nobres, como ajudar na divulgação da cultura japonesa no Brasil ou incentivar as indústrias gráficas a importarem mais títulos (hahaha).  Nosso objetivo era só nos divertir traduzindo mangás que gostávamos. Sim, por mais que nos posts daqui pareçamos sérios, rígidos e et caetera, no fundo, éramos somente crianças querendo brincar.

Pra ser sincero, não sei dizer o exato momento  em que isso deixou de ser diversão e passou a ser só um fardo, uma preocupação a mais. Apesar de que toda nossa dedicação aqui tenha sido legítima, sinto que no momento em que abria o wordpad, minha verdadeira vontade era de continuar minhas pesquisas, ou relendo meus livros e mangás preferidos, ou dormindo, ou ouvindo música, ou o que seja. 

Eu já não conseguia mais abrir o Fireworks com aquela vontade que uma vez eu já tive, ou traduzir aquele capítulo com a mesma empolgação de outrora. Eu simplesmente havia perdido a vontade. E eu cansei de enrolar vocês. Eu cansei de me enganar.

“Mas a gente sempre estimulou pra vocês.”

Só pra ficar claro, a culpa nunca foi da falta de downloads, comentários ou outra coisa. Quando alguém realmente quer fazer algo o vai, mesmo que metade do mundo reprove. Pode soar egoísta, mas o que fizemos só tinha como único objetivo nos entreter. Nossa intenção nunca foi de ser reconhecido pela comunidade otaku. Nós nunca fomos otakus, só tínhamos interesse em alguns mangás.

Eu não sei como ficará a situação da Tsuzune daqui em diante. O único membro restante é o Edthere, e eu dou toda a permissão pra fazer o que ele quiser com isso a partir de agora. Não sei se isso vai continuar, vai acabar ou se vai ser fundido com algum scantrad; isso tudo agora fica a critério dele.

Gostaríamos de agradecer a todos que nos acompanharam até aqui, e também, a todos aqueles que leram esse post até o fim. Foi bom enquanto durou, muito disso graças a vocês. Todos nossos trabalhos completos continuarão disponíveis nos drives do Mediafire e do 4Shared, até que os 90 dias (?) os separem.

[ ]’s
Infinity e (apenas assinado pelo) Chaos

1 comentário:

Anônimo disse...

olá! não sei se alguem ira responde a esse post,mas vou postar do mesmo jeito.
não vou dizer que fico triste por voce terem largado mão de traduzir mangas,pois acho que entendo o quanto isso é dificil,mesmo não fazendo.
achei o site de voces agora,e voces possuem mangas legais que poucas pessoas conhecem...
gostaria de fazer parte da equipe(se é que a mesma ainda existe).
se alguem ainda estiver a fim de continuar o scan me mada um e-mail:
franklin_hsw@hotmail.com
flw

Postar um comentário